Lançamentos

Lançamento colheita 2015 / 13 de Outubro de 2017 / Cais Novo, Porto / Fotos: Maria Sottomayor

O edifício começou a ser construído em 1750 para habitação de José Pinto da Cunha Pimentel, senhor abastado de Provesende, antigo Concelho, hoje freguesia de Sabrosa, Vila Real.

Em 1798, os descendentes de José Pimentel, terminaram a construção dos amplos armazéns a que viriam a chamar Cais Novo (ainda hoje é assim conhecido), e era aí onde os seus barcos atracavam para descarregar as pipas. Mais tarde, uma ordem da Real Companhia Velha obrigou que em 48 horas parte dos armazéns servissem igualmente a Companhia. A família cedia ou ficava sem eles. Em 1822 os armazéns tornaram-se o principal depósito alfandegário dos géneros provenientes das colónias e do Brasil. A velha alfândega do Porto (actual Casa do Infante) já não tinha capacidade. Passou a ser conhecida como a Alfândega de Massarelos.

A cidade começou a pensar numa Nova Alfândega que foi sendo construída e em 1872, após a sua abertura, foram os armazéns da Companhia, do Cais Novo ou do Saavedra,- nome porque também eram conhecidos por causa do casamento do primeiro proprietário com uma fidalga galega, D. Clara Saavedra – devolvidos à família.

Não podia haver sítio mais propicio para apresentarmos o Quinta do Monte Xisto 2015, ao sabor da cozinha da D. Amelinha, uma mulher do Norte!

Lançamento colheita 2013 / 21 de Outubro de 2015 / 100 Maneiras, Lisboa / Fotos: Ricardo Bernardo e Ricardo Veiga

Em 2015 fomos à capital apresentar a nossa nova colheita de maneira mais formal. Ao mesmo tempo que lançamos o vinho lançamos também uma brochura realizada em conjunto com Maria Sottomayor, encontrando assim uma maneira mais particular, pessoal de comunicarmos. E como há 100 maneiras de comunicar, 100 maneiras de estar, 100 maneiras de provar, foi no 100Maneiras de Ljubomir Stanisic que encontramos o sítio ideal para apresentarmos o nosso vinho, num ambiente descontraído, com uma cozinha que conviveu alegremente com o Quinta do Monte Xisto 2013.

Lançamento colheita 2012 / 18 de Setembro de 2014 / Estação de São Bento, Porto / Fotos: Maria Sottomayor

A Estação de São Bento, tinha de ser. A grande via de comunicação com o Douro, um edifício notável da cidade do Porto, dispensa de grandes apresentações. Mas onde faríamos a apresentação, prova da nova colheita? Fomos investigar e no andar superior da estação uma série de salas fantásticas, um pouco abandonadas na altura mas que felizmente parecem ter destino, actualmente. E assim foi, numa sala com vista para o centro do Porto provamos o vinho e dali seguimos caminhando para um almoço no DOC do Rui Paula, uma grande referência da inovação gastronómica do Norte de Portugal.

Lançamento colheita 2011 / 4 de Julho de 2013 / Livraria Lello, Porto.

A apresentação da nossa primeira colheita, o Quinta do Monte Xisto 2011. Definimos desde então que procuraríamos apresentar os nossos vinhos através de formatos que se enquadrassem com a nossa forma de estar. Começamos na Livraria Lello, um espaço icónico da cidade do Porto, um espaço de divulgação de conhecimento, de literatura, aspectos que consideramos indissociáveis de um bom vinho.

Skills: Comunicação