Práticas Culturais

Na Quinta do Monte Xisto todos os nossos passos, métodos ou estratégias em viticultura são feitos com o objectivo de adaptarmos da melhor forma possível a videira ao clima e solo do Douro. Fazemos isto de uma maneira orgânica, num processo contínuo de aprendizagem. Tentamos aprender com a sabedoria dos mais antigos, seguindo princípios de práticas de viticultura ancestrais locais, conjugando-as com o conhecimento atual.

Diversidade (Bio)
“A diversidade (do termo latino diversitate) está ligada aos conceitos de diferença,  oposição, pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade, comunhão de contrários, intersecção de diferenças ou tolerância mútua.”

Para nós é muito importante o conceito de diversidade e por isso mesmo praticamos agricultura biológica na Quinta do Monte Xisto desde o início da sua plantação. Este tipo de agricultura não se cinge apenas a não utilizar produtos químicos mas também em preservar e fomentar a (bio) diversidade. Temos uma área significativa de mata, composta sobretudo por zimbros, carrascos e cornalheiras que cuidamos. Trabalhamos também um olival de onde produzimos o nosso azeite, amendoeiras espalhadas por toda a Quinta e um pequeno pomar de laranjeiras. Um mosaico cultural.

AgriculturaBiológica
“Surge na forma de um movimento contrário à agricultura industrializada, que pretende reintegrar as actividades humanas na capacidade de carga dos ecossistemas e é a corrente mais amplamente (re)conhecida de agricultura sustentável. A agricultura biológica não usa produtos de síntese química nas explorações, como os fertilizantes e pesticidas sintéticos, e dá especial importância à manutenção da fertilidade do solo.”
Definição retirada do site www.quercus.pt 

A planta trata a planta
Mais vale prevenir que remediar. Fazemos infusões de diversas plantas que podem ser pulverizadas na vinha ou incorporadas no solo com o intuito de prevenir doenças, proteger as videiras contra o calor ou ser utilizadas como adubo. Este tipo de práticas contribui para a autossuficiência da Quinta, trabalhando no sentido de alcançar uma dinâmica natural de necessidades. A agricultura biodinâmica complementa a agricultura biológica.

Agricultura Biodinâmica 
“Surge com um curso sobre agricultura desenvolvido pelo vidente austríaco Rudolf Steiner em 1924. As explorações agrícolas são encaradas como organismos, em que uma parte depende da outra, sendo necessário aplicar uma gestão holística que visa alcançar a integridade da exploração. Com isso a reciclagem e reutilização dos recursos da exploração tornam-se especialmente relevantes, motivo pelo qual geralmente a produção vegetal e animal estão associadas. A agricultura biodinâmica enfatiza o poder de preparações (à base de plantas, minerais e excrementos) e da coordenação de certas actividades de acordo com a disposição dos astros (principalmente sol e lua) para melhorar a saúde, a produtividade e o valor nutricional dos cultivares.”
Definição retirada do site www.quercus.pt  

Solo
Para cada videira captar o máximo de água no inverno e proteger as videiras do calor no verão, trabalhamos o solo como se fazia antigamente no Douro – a cava/descava. Depois da vindima abrimos covas à volta da videira para recolherem a água da chuva do inverno e permitir que as folhas se acumulem fornecendo água e alimento, podendo também incorporar outras plantas como forma de adubação. Na Primavera repomos a terra na base das videiras protegendo-as do calor.

Vindima
A vindima é marcada sobretudo através da observação da videira e da prova das uvas. Altas temperaturas, verão em força, pó de xisto no ar. Prova daqui, prova dali, sobe encosta, desce encosta…o que acham? Discussão aberta entre pai e filhos, raio de sol incisivo traça dúvidas no ar. O vinho Quinta do Monte Xisto tem a particularidade de ser feito através do blend da prova das uvas, quase valado a valado. Conforme os anos vamos buscar mais frescura ao lado norte ou mais maturação ao lado sul. Também em cada uma destas exposições exploramos as diferentes altitudes. Saltando de parcela em parcela a vindima desenrola-se, as uvas são colhidas em caixas de 20 Kg e voam para o lagar.

Skills: Quinta do Monte Xisto